Como surgiu a idéia do Livro?
É uma idéia antiga, de reunir os amigos e escritores que vem dando a sua contribuição à cultura da cidade. Daí veio a intenção de juntar principalmente os colaboradores dos jornais locais para escrever sobre alguma coisa do Arroio Grande. Então eu procurei o Poder Público Municipal que resolveu apoiar a idéia e nos deu – a mim e ao Donga, parceiro de coordenação - liberdade pra desenvolver o projeto.
Como esse projeto vai funcionar?
O Projeto se chama “13/5 Lugares do Arroio Grande e outras referências”. A idéia dos Treze lugares e meio... é pra “fechar” com os 135 anos do Município, que serão comemorados em 24 de março de 2008. Serão no mínimo quatorze textos. Cerca de dez convidados – entre eles o Arnóbio, o Anarolino, o Julinho Salaberry, o Caboclo Damatta, o João Garcia, eu e outros – vão escrever sobre algum lugar do Arroio Grande e o trabalho será publicado num livro...
Vai haver uma escolha por concurso, também?
Exato. Além desses convidados, três outras crônicas serão escolhidas através de um concurso, aberto a quem quiser concorrer, que vai premiar outros autores. A única exigência é que se fale sobre um lugar do Arroio Grande. Não precisa ser um lugar “histórico” desde que faça parte da história da cidade. Exemplos: O Farol da Ponta Alegre, O Café Central, O Cine Marabá, O 20 de Setembro, etc... O regulamento do concurso “Treze lugares e meio de Arroio Grande e outras referências” vai estar a disposição nos sites da Prefeitura, no Portal Mauá, nas Secretarias de Educação e Turismo e até num blog - http://premioliterarioag.blogspot.com/ - criado especialmente para divulgar o concurso. A gente quer contar também com a participação e o apoio da mídia local, jornais, rádios, etc...
Qual o cronograma do projeto?
O projeto foi lançado agora, na Feira do Livro. Os participantes fixos estão sendo convidados diretamente por mim. O regulamento do concurso que vai escolher outros nomes deverá ser divulgado até o final do ano e o período de inscrição para os concorrentes será de 1° de janeiro de 2008 até 29 de fevereiro de 2009. Depois, em três dias os vencedores serão escolhidos e terão os seus nomes divulgados. Então o livro irá para a impressão e deverá ser lançado com todos os participantes reunidos na festa de aniversário dos 135 anos de Arroio Grande, em 24/março/2008.
Qual a participação da Prefeitura no projeto?
O projeto será totalmente coordenado por mim, na parte literária, e pelo Donga, na elaboração da arte. Haverá uma comissão julgadora, retirada dos escritores da cidade – Arnóbio, etc... – para escolher os premiados no concurso. É um projeto dos escritores, que vão ceder os seus trabalhos para a comunidade. A Prefeitura se envolve apenas com a divulgação, publicação e lançamento do livro. Em contrapartida, a obra, depois de impressa, deverá ser destinada ao conjunto da população. Será um pouco do resgate da história da cidade, com a participação da todos nós. É o projeto mais democrático e plural possível, tomara que tenha um resultado final que também agrade a todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário